Projetos de Pesquisa LPPP

Botão

Logo TAG

O LPPP incentiva e convida os discentes a participar dos nossos projetos de pesquisa. Os projetos de pesquisa do LPPP estão vinculados ao Programa de Iniciação Científica da UFJ. A iniciação científica é o primeiro passo na formação de um futuro pesquisador e contribui de maneira decisiva e transformadora na carreira dos alunos.

Para participar é só entrar em contato com os coordenadores dos projetos e manifestar seu interesse. Existem na universidade, diversas modalidades de incentivo a pesquisa, dentre as quais destacamos a Iniciação Científica (IC) e a Iniciação Tecnológica (IT). Os coordenadores realizam um processo de seleção, avaliando o desempenho acadêmico e o currículo dos alunos interessados, indicando um plano de trabalho aos candidatos aprovados. Estes realizam então sua inscrição no SIGAA, mediante aceite do plano. Os participantes do projeto poderão ainda concorrer ao edital de bolsas de iniciação científica que ocorre em paralelo ao edital geral, recebendo auxílio financeiro pelo período de vigência da pesquisa. Para mais informações acesse os editais de iniciação científica na página da COPI UFJ => Acesse aqui.

 

Conheça os projetos de pesquisa do LPPP

 

1) Iniciação científica/ tecnológica:

 

A atuação do psicólogo nos contextos de saúde: Intervenções, formação e colaboração interprofissional

Resumo: O contexto da saúde e hospitalar é um campo em que o psicólogo tem atuação relevante e pode contribuir para a promoção da saúde e prevenção de doenças, bem como no tratamento e reabilitação de pacientes. No entanto, é importante que o psicólogo esteja preparado para trabalhar em equipes multidisciplinares e colaborar com outros profissionais da área da saúde. O objetivo do presente estudo consiste em explorar as diferentes formas de atuação do psicólogo e as intervenções psicológicas que podem ser utilizadas nos diversos contextos de saúde, incluindo a promoção da saúde e prevenção de doenças. Será investigada a formação profissional e capacitação dos psicólogos para atuarem em equipes multidisciplinares, o desenvolvimento de habilidades de comunicação e colaboração interprofissional. O método consiste em uma pesquisa teórica, realizada em etapas de levantamento de literatura, coleta dedados e análise do conteúdo. Os resultados desse estudo serão disseminados por meios internos e externos adequados, podendo fornecer subsídios para o desenvolvimento de estratégias deformação e capacitação dos psicólogos, visando aprimorar sua atuação no contexto da saúde e hospitalar, e na colaboração com outros profissionais da área da saúde.

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Raquel Maracaípe de Carvalho.

Contato: raquel.maracaipe@ufj.edu.br

 

Atenção, cognição e representações sociais no universo das redes sociais

Resumo: Este projeto busca estabelecer uma leitura sobre a influência da atenção e da cognição no plano das relações dos usuários com as redes sociais no contexto dos denominados dispositivos de mídia. Desse modo, busca elucidar a dinâmica dos processos atencionais e cognitivos em relação ao processamento e discriminação de informações e conteúdos no âmbito das mesmas, considerando as implicações destes processos no que se refere à produção de subjetividades. Para tanto, propõem-se estudos de campo, realizando um mapeamento das interações no domínio dessas redes, associando-o à pesquisa teórica. Visa-se avaliar, através da análise dos materiais colhidos a partir do método da cartografia, como se opera a interação dos usuários em função da mobilização da atenção e qual o papel dos processos cognitivos neste processo.

Coordenação: Prof. Dr. Fabio Montalvão Soares.

Contato: fmontalvao@ufj.edu.br

 

Cuidado de Si: Inflexões entre arte, subjetividade e clínica na obra de Lygia Clark

Resumo: Este projeto de pesquisa volta-se a análise das possíveis relações entre a experiência estética no âmbito da arte e a performatividade como possibilidade de transformações de si, através da obra de Lygia Clark. Parte-se do questionamento sobre até que ponto a experimentação artística potencializada pelos trabalhos da autora, nos permite o acesso à dimensão senso-perceptiva, abrindo passagem ao domínio da experiência em sua plena efetivação. As práticas com as obras de Lygia evocam um processo de elaboração que ultrapassa a simples interpretação cognitiva. Desse modo, a abertura ao plano estético por meio da experimentação artística abre um campo fecundo de investigação, visando a elaboração de metodologias voltadas à aplicação de técnicas de exploração sensorial, seja no campo clínico ou no plano institucional. Além disso, ela contribui para efetivação de uma dimensão de autonomia e de produção de si por si mesmo, indo de encontro à proposição foucaultiana do exercício da enkrateia, ou seja, do desenvolvimento da arte e das técnicas de cuidado de si.

Coordenação: Prof. Dr. Fabio Montalvão Soares.

Contato: fmontalvao@ufj.edu.br

 

Glossário de teoria crítica adorniana

Resumo: O objetivo deste trabalho é verificar as relações existentes entre a gamificação e a Indústria Cultural. Por gamificação entende-se o processo de fusão do espaço de trabalho e de lazer pela busca da produtividade compulsória, além do processo de inversão do caráter lúdico em suas reproduções. A partir das modificações advindas da Terceira Revolução Industrial, dispositivos reguladores surgem para legitimar o processo administrativo da racionalização do trabalho, nesse ponto se insere a técnica da gamificação, que objetifica os sujeitos a fim de manter a manutenção produtiva das empresas. A premissa da gamificação é divulgada por meio da glamourização na utilização de jogos como sendo promotores do divertimento. O trabalho se torna ‘’tolerável e prazeroso’’, criando assim, distração e perda da consciência dos trabalhadores sobre suas respectivas realidades enquanto sujeitos produtivos. Além disso, há um colapso das esferas do trabalho e do lazer, ao misturar esses espaços. O ‘’tempo livre’’ se torna uma extensão da produtividade cíclica, e o ato de jogar se adequa à produção compulsiva recorrendo aos moldes capitalistas administrativos. A partir do desenvolvimento dos conceitos de mundo administrado, tempo livre e indústria cultural, pretende-se localizar a prática da gamificação enquanto tática sutil e automatizante dos indivíduos no processo produtivo.

Coordenação: Profª Dra. Cristiane Souza Borzuk.

Contato: csborzuk@ufj.edu.br 

 

2) Projetos de Pesquisa:

 

Música sertaneja, consumo de álcool e juventude: Análise da relação das letras das músicas sertanejas e o uso de bebidas alcóolicas entre jovens brasileiros a partir de uma visão psicossocial.

Resumo: A pesquisa pretende-se estudar a juventude e a relação com o consumo de bebidas alcoólicas, ou seja, pretende-se associar o consumo de álcool por jovens brasileiros descrito nas letras de músicas sertanejas. Esse estudo se justifica pela relevância social e científica, pois parte da compreensão da relação juventude, consumo de álcool e música sertaneja, visto que para o jovem, cuja identidade está em formação, essa relação com o uso de bebidas alcoólicas poderá ter um peso negativo por achar que tudo se resume a beber cerveja ou outra bebida alcoólica qualquer, como forma de solucionar os problemas da vida pessoal e/ou sentimental. A par das considerações feitas até aqui, parte-se da hipótese de que as letras das músicas sertanejas (sertanejo universitário) incitam ou incentivam, de alguma forma, o uso de bebidas alcoólicas por jovens. Isto posto, o objetivo mais importante que se apresenta a esta investigação consiste em analisar a associação entre as letras das músicas sertanejas com o uso de bebidas alcoólicas. Este trabalho apresenta como problema a ser discutido: Qual a relação existente entre o uso de álcool por jovens e as letras das músicas sertanejas? Como ou de que forma as letras dessas músicas poderiam fortalecer a vinculação (incentivo) do uso de bebidas alcoólicas por jovens? Em relação aos dados coletados, a partir da revisão da literatura, será feita a análise de conteúdo. O referencial teórico-metodológico adotado nessa investigação será o referencial da Psicologia Social e Psicologia Sócio-histórica de Vigotski. A partir do desenvolvimento da pesquisa espera-se trazer à tona elementos que esclareçam os nexos entre juventude, álcool e música sertaneja. Importante que se estabeleça a crítica com relação a esses aspectos e se compreenda se existe ou não uma vinculação entre esses três aspectos, pois não há de existir uma normalidade entre o aumento do uso de álcool pela população jovem que escuta e/ou gosta de música sertaneja.

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Raquel Maracaípe de Carvalho.

Contato: raquel.maracaipe@ufj.edu.br