Weby shortcut
logo2
ufg-svg

Visão Geral

Por Diego da Silva Lima Atualizado em 19/11/14 09:32.

O curso de Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Goiás – Campus Jataí insere-se em um contexto de expansão e desenvolvimento das universidades públicas no interior, no qual o Campus Jataí se destaca, sendo referência por sua dimensão, diversidade de cursos, e contínuo crescimento. Tendo iniciado suas atividades em 2007, o curso de Psicologia tem como meta central a formação do psicólogo voltada para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia, pautadas por uma atuação ética, cientificamente embasada e socialmente comprometida.

A formação específica do psicólogo, modalidade oferecida pelo curso, tem como princípios básicos a atuação profissional nos mais variados contextos institucionais e o desenvolvimento de habilidades e competências para a investigação científica. Para atingir tais objetivos, o curso é estruturado por um currículo generalista, que busca apresentar a ciência psicológica em suas diversas abordagens teórico-metodológicas e em suas interfaces com outras áreas do conhecimento.

O currículo é constituído pelo núcleo comum, cujas disciplinas e atividades de estágio básico garantem uma amplo contato com as diferentes abordagens, metodologias, áreas de estudo e campos de atuação da psicologia; pelo núcleo livre, constituído de disciplinas de outras áreas do conhecimento; e pelo núcleo específico, constituído pelas disciplinas e atividades de estágio supervisionado afins com a ênfase curricular escolhida pelo aluno. As ênfases atualmente ofertadas são: 1. Psicologia e Processos Clínicos, 2. Psicologia e Processos Psicossociais e 3. Psicologia e Processos Educativos.

Existe uma demanda crescente por profissionais que exerçam sua profissão de forma politicamente ativa, contribuindo efetivamente para o planejamento e desenvolvimento das instituições em que atuam. O curso, estando orientado para atender essa demanda, fornece condições para que o egresso tenha uma formação ampla, que contemple a competência teórico-técnica necessária à uma atuação autônoma, bem como a capacidade de refletir criticamente sobre os espaços em que essa atuação ocorre.

 

Informações

Modalidade da formação: Psicólogo (específico da profissão)

Vagas ofertadas: 40 vagas por turma

Entrada: anual (primeiro semestre do ano)

Duração: 10 semestres

Listar Todas Voltar